Mensagem viralizada no Whatsapp, na primeira semana do ano, afirma que 2 ônibus de turismo vindos do litoral, estariam com 15 ocupantes infectados pela nova variante ômicron. A mensagem ainda afirma que a notícia foi dada por um médico, pai de uma médica que teria lhe repassado essa informação. O repórter de plantão diz ter certeza que todo o restante da excursão também teria sido infectado, pedindo para tomar cuidado com "nossos velhinhos" por causa da fácil contaminação.
Indicios de Fake News:
Como sempre o texto foi compartilhado no Whatsapp, como sabemos, dificilmente encontraríamos a fonte, a noticia falsa nunca é repassada pelo autor do fato, e que também poucas pessoas teriam acesso a esse para confirmar ou desmentir. Textos alarmantes tem fácil viralização.
Em conversa com o diretor técnico da Upa, Dr. Vladimir Moreira, o mesmo confirmou que alguns turistas vindos da praia, apresentavam sim, sintomas gripais e foram testados mas o sistema de saúde não tem informações de quem estava ou não nestes ônibus. O médico informou ainda que os exames utilizados nas testagens não detectam variantes específicas, apenas a doença, e que, para detectar variantes se for preciso, o exame é enviado para a FUNED e demora no mínimo 5 dias para se conhecer o resultado.
Sobre o alerta de "cuidado com os velhinhos", já vem sendo pedido desde o princípio da pandemia, independente de variante. A reinfecção também já é uma realidade a um bom tempo.
🎯 Recebeu alguma imagem ou notícia no mínimo duvidosa?! Envie para nós que iremos averiguar se é fato ou fake!